Agência Panafricana de Notícias

Parlamento europeu insta Quenianos a evitarem violência após invalidação de presidenciais

Bruxelas , Bélgica (PANA) – O presidente da bancada dos Socialistas e Democratas (S&D) do Parlamento Europeu, Gianni Pittella, apelou segunda-feira ao povo queniano, em particular aos dois candidatos às últimas eleições presidenciais, para fazerem o seu possível a fim de evitar distúrbios políticos no país e preservar o Estado de Direito.

O apelo da bancada dos S&D segue-se ao clima de tensão devido à decisão do Supremo Tribunal de invalidar os resultados do escrutínio presidencial, de 8 de agosto último, ganho pelo Presidente cessante, Uhuru Kenyatta, em detrimento do seu rival Raila Odinga, de acordo com um comunicado europeu publicado esta segunda-feira em Bruxelas.

Porém, no seu relatório final, a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia, de que fizeram parte os eurodeputados Fajon Tanja e Julie Ward, citados no comunicado, declarou "transparente" o desenrolamento da votação presidencial no Quénia, contra o veredito final do Supremo Tribunal do Quénia que diz o contrário.

Depois de sublinhar a importância do Quénia, não somente na África Oriental, mas também em todo o continente africano, os eurodeputados lembraram a estabilidade democrática prevalecente neste país, após atos de violência pós-eleitorais de 2007.

Paralelamente, em virtude da Constituição do Quénia, um novo escrutínio presidencial deve ser organizado no país dentro de seis meses.

-0- PANA AK/JSG/FK/DD 4set2017