Parlamento de Cabo Verde dota-se de televisão com apoio de Portugal

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Parlamento Cabo-verdiano dotar-se-á duma televisão graças ao apoio de Portugal, soube-se esta segunda-feira na cidade da Praia de fonte segura.

Para o efeito, o  presidente da Assembleia Nacional de Portugal, Ferro Rodrigues, é esperado esta segunda-feira na cidade da Praia para uma visita oficial  a Cabo Verde, de acordo com a mesma fonte.

Durante a sua estada, os Parlamentos dos dois países vão assinar um protocolo que permitirá instalar uma televisão na casa das leis cabo-verdianas.

Segundo o presidente da Assembleia Nacional cabo-verdiana, Jorge Santos, citado pela fonte, o protocolo em apreço prevê a implementação de um projeto de comunicação parlamentar, que incluiu não só a modernização da comunicação, mas também a instalação da televisão do Parlamento.

"Estamos em discussão, as equipas técnicas nacional e portuguesa, para não ficarmos apenas na Web TV, mas também partir para o canal de televisão do Parlamento. Este é um dos grandes desafios", prosseguiu Jorge Santos.

Do convénio consta ainda a elaboração dum sistema de segurança do palácio da Assembleia Nacional de Cabo Verde que permitirá eliminar muros e abrir o Parlamento à sociedade.

Disse que os dois parlamentos contam com dezenas de projetos conjuntos, sobretudo uma formação nos domínios do processo legislativo e parlamentar.

"A relação que existe entre o nosso parlamento e o de Portugal é muito funcional e, nesta visita, vamos fazer uma avaliação dos projetos em curso e lançar novos outros", deu a conhecer Jorge Santos.

Ainda nesta segunda-feira, primeiro dia da visita da delegação encabeçada por Ferro Rodrigues, haverá um encontro alargado entre os dois Parlamentos, com a participação de todos os deputados, sujeitos parlamentares e do Governo cabo-verdiano.

Rodrigues estará acompanhado pelos seus vice-presidentes, os deputados José Manuel Pureza e Teresa Caeiro, e pelos presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Cabo Verde, os deputados Carlos César e Pedro Pimpão.

O programa, restrito à ilha de Santiago, arranca com uma reunião alargada na Assembleia Nacional, na cidade da Praia, estando também previstos encontros com o Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde, e com Ulisses Correia e Silva, o primeiro-ministro.

O programa contempla ainda um encontro com o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, e visitas à Escola Portuguesa de Cabo Verde, Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPCV-CELP), e à Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

-0- PANA CS/DD 05mar2018

05 Março 2018 11:36:53


xhtml CSS