Agência Panafricana de Notícias

Parlamento Europeu exige inquérito sobre desenroralemto de processo eleitoral no Djibuti

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Parlamento Europeu exige um inquérito aprofundado “sobre a transparência” do processo eleitoral conducente ao escrutínio presidencial de abril último no Djibuti, de acordo com uma resolução da referida instituição publicada no mesmo dia em Bruxelas.

Nesta resolução, adotada pelo Parlamento Europeu, este último lembra que, segundo os partidos da oposição e militantes dos direitos humanos, a reeleição para um quarto mandato de cinco anos do Presidente Ismail Omar Guelleh, com 87,1 porcento dos sufrágios expressos, foi marcada por uma repressão política.

O documento sublinhou a importância de eleições equitativas e livres de qualquer intimidação.

Os eurodeputados deploram que o Governo do Djibuti tenha recusado uma proposta da União Europeia (UE) sobre o envio de uma missão de observação eleitoral para acompanhar de perto o desenrolamento do escrutínio presidencial.

Para os deputados europeus, as autoridades do Djibuti devem colaborar estreitamente com a oposição com vista a um processo eleitoral "mais equitativo e mais transparente".

Além disso, os mesmos exprimem a sua preocupação relativamente "ao processo de democratização no impasse no Djibuti", denunciando a ingerência militar e policial no processo democrático e exigindo o respeito pelos direitos humanos.

O Parlamento Europeu denuncia ainda violações cometidas por soldados djibutianos contra civis e apela aos responsáveis para levarem a cabo um inquérito aprofundado sobre as ações do Exército para se pôr termo à impunidade.

-0- PANA AK/JSG/MAR/DD 20maio2016