Parlamento Europeu defende reforço de segurança na Somália

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Parlamento Europeu adotou uma Resolução a favor dum reforço “da arquitetura de segurança nacional e de proteção” da população na Somália, bem como um apoio acrescido da comunidade internacional à Missão da União Africana na Somália (AMISOM) e ao Governo de Mogadíscio para a instauração da paz e da estabilidade neste país.

Nesta resolução transmitida à imprensa, quarta-feira, os eurodeputados convidam o Governo somali a acelerar a aplicação da nova política de segurança nacional, face à persistência da ameaça que representa o grupo islamita de Al Shebab.

Os deputados europeus sublinham « a necessidade dum diálogo global » entre as categorias sociais do país, incluindo clãs e tribos, para permitir melhorar « a compreensão mútua e estabelecer um consenso a favor duma paz estável e duradoura ».

Além disso, os eurodeputados condenam firmemente numerosos assassinatos e detenções, bem como atos de intimidação, o encerramento de imprensa crítica, o confisco de equipamentos e bloqueio de sites Internet.

O Parlamento Europeu recomenda a tomada « de medidas urgentes » pelas autoridades fazendo com que todas as violações do direito à liberdade de expressão sejam objeto de inquéritos aprofundados e que os responsáveis sejam julgados.

-0- PANA AK/IS/IBA/MAR/DD 22set2016

21 Setembro 2016 19:39:37




xhtml CSS