Agência Panafricana de Notícias

Parlamento Europeu aborda rumo de prisioneiros políticos sarauis em Marrocos

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia acompanha de perto a situação dos prisioneiros sarauis em Marrocos, declara a sua alta representante para a Política Externa e Segurança Comum, Federica Mogherini.

Mogherini deu estas garantias quando respondendo quarta-feira última, diante do Parlamento Europeu, a uma questão da eurodeputada espanhola, Lopez Bermejo, preocupada nomeadamente com o rumo dos prisioneiros sarauis em Marrocos, com destaque para o caso de El Bachir Khada, capturado há mais de um ano.

A delegação da UE em Marrocos está presente enquanto observador nos julgamentos e, neste quadro, reúne-se regularmente com o Conselho Nacional Marroquino dos Direitos Humanos sobre questões de saúde e as condições de detenção dos prisioneiros políticos, afirmou a diplomata italiana ao serviço da UE.

Acrescentou que, em todas as ocasiões, a UE exprime as suas preocupações com os casos de maus tratos e de impunidade denunciados.

O respeito pelos princípios democráticos e pelos direitos humanos é um elemento essencial do acordo de associação UE/Marrocos.

-0- PANA AK/JSG/MAR/DD 24jan2019