Agência Panafricana de Notícias

Parlamentares ACP/UE defendem "forte mobilização" a favor da situação humanitária na Somália

Lomé,Togo (PANA) – Os deputados ACP-UE, reunidos em sessão parlamentar paritária em Lomé, a capital togolesa, apelaram quarta-feira à comunidade internacional para uma forte mobilização para responder às necessidades humanitárias na Somália e impedir a deterioração da situação no Corno de África.

Saudaram os esforços da Comissão Europeia, que pretende afetar uma ajuda humanitária de 158 milhões de euros à réplica contra as consequências da seca, e dos principais países da União Africana (UA), que se comprometeram a desembolsar cerca de 350 milhões de dólares americanos contra este flagelo.

Na resolução adotada no termo dos seus trabalhos, os parlamentares ACP-UE (África, Caraíbas e Pacífico-União Europeia) congratularam-se igualmente com a decisão da Comissão de consagrar, até 2013, mais de 680 milhões de euros a esta região sob forma de ajuda a longo prazo nas áreas da agricultura, do desenvolvimento rural e da segurança alimentar.

Por outro lado, condenaram os islamitas do grupo Al Shabab que travam os esforços das agências de ajuda humanitária na região.

A resolução recorda que a crise alimentar afeta, no Corno de África, e principalmente na Somália, 13 milhões de pessoas incluindo 840 mil refugiados, 80 porcento destes refugiados sendo mulheres e crianças.

Dezenas de milhares de pessoas morreram igualmente, vítimas deste drama humanitário.

-0- PANA FAA/JSG/CJB/IZ 24nov2011