Paris acolhe minicimeira euroafricana sobre crise na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A capital francesa, Paris, vai acolher esta segunda-feira uma cimeira euroafricana sobre a crise líbia, a ser presidida pelo chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, na presença do presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al-Sarrak, anunciou fonte oficial.

Segundo a fonte, o objetivo do encontro é estudar as vias e os meios de alcançar a paz, a segurança e a estabilidade na Líbia.

Os Presidentes do Níger e do Tchad, bem como a alta representante para a Política Estrangeira e Segurança da União Europeia, Federica Mogherini, os primeiros-ministros da Itália e da Espanha e a chanceler alemã, Angela Merkel,  participarão no encontro.

Os presentes na cimeira vão tentar coordenar os esforços face à crise dos refugiados e migrantes clandestinos, precisou a Presidência francesa.

A cimeira deve servir de oportunidade para reafirmar o apoio da Europa à Líbia, ao Tchad, e ao Níger para supervisionar e controlar o fluxo dos mgirantes.

Recentemente, Paris acolheu uma reunião entre os dois protagonistas da crise líbia, designadamente o presidente do Conselho Presidencial líbio, Fayez al Sarraj, e o marechal Khalifa Haftar, também sob a presdidência de Emmanuel Macron.

Esta reunião permitiu decidir um roteiro de paz relativo a um cessar-fogo e à organização de eleições gerais em 2018.

-0- PANA BY/TBM/IBA/MAR/IZ 28ago2017

28 Agosto 2017 13:24:20


xhtml CSS