Agência Panafricana de Notícias

Parentes de vítimas de ataque terrorista de Ouagadougou chamados a recuperar corpos

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Os parentes das 30 pessoas mortas nos ataques terroristas de 15 de janeiro último em Ouagadougou são chamados, a partir desta quarta-feira, a recuperar corpos destas últimas, informou a procuradoria do Burkina Faso.

No total 15 corpos estão no hospital Yalgado Ouédraogo, o maior centro médico do país, enquanto 13 outros se encontram no Hospital Blaise Compaoré, um centro médico de referência.

Os ataques terroristas que afetaram sexta-feira última o Burkina Faso, país saheliano da África Ocidental, fizeram 30 mortos e pelo menos 50 feridos.

As forças de defesa e de segurança burkinabes, apoiadas pelas suas colegas de França e dos Estados Unidos, conseguiram dominar os assaltantes após mais de 13 horas de intensos combates em pleno centro de Ouagadougou, antes de libertar 176 reféns, de várias nacionalidades.

Segundo a procuradoria do Burkina Faso, dois corpos sem vida ainda não foram identificados.

O ministro burkinabe do Interior, Simon Compaoré, garantiu terça-feira última que a maioria dos feridos tiveram alta.

O sub-secretário italiano para os Negócios Estrangeiros, Mario Giro, depositou esta quarta-feira um ramo de flores no local do sinistro, durante o qual uma criança italiana, de nove anos de idade, morreu.

Apelou ao Burkina Faso para a uma resistência face ao fenómeno do terrorismo.

« Nós, não perdemos a nossa cabeça. Não temos medo, nós resistimos. A democracia será a vencedora », defendeu Giro.

-0-PANA NDT/BEH/FK/DD 20jan2016