Luanda Angola (PANA) - A parceria entre a Europa e África está bem posicionada para ser o eixo de um novo mundo, declarou esta segunda-feira em Luanda o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
A declaração foi proferida durante a 7.ª Cimeira União Africana União Europeia, iniciada está segunda-feira com o término previsto para terça.
Durante o seu discurso, António Guterres especificou que a realidade emergente "oferece uma oportunidade para retificar injustiças históricas e inaugurar um sistema mais justo e igualitário para países há muito excluídos das decisões mundiais globais.
Por fim, relevou três áreas onde a cooperação entre a Europa e África pode conduzir decisivamente à nova face multipolar do mundo.
Trata-se, como disse, de aspetos como a necessidade da reforma do desenvolvimento sustentável, que favorece as nações mais ricas.
Mencionou igualmente a ação climática, uma vez que, frisou, o continente é rico em recursos naturais e que, com o treinamento e financiamento adequado, pode ser empoderado.
Também falou em lugares permanentes para os países africanos no Conselho de Segurança das Nações Unidas para fortalecer a capacidade da ONU para alcançar a paz à volta do globo.
-0- PANA JA DD 24dezembro2025