Parceiros internacionais saúdam eleição do presidente do Estado somali de HirShabell

Mogadíscio, Somália (PANA) – Parceiros internacionais da Somália saudaram a eleição pacífica do Presidente do Estado somali de HirShabelle, Mohamed Abdi Ware.

As Nações Unidas, a União Africana (UA), a União Europeia (UE) e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), a Etiópia, a Itália, a Suécia, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos felicitaram Mohamed Abdi Ware pela sua eleição ao posto de Presidente de do mesmo Estado.

Segundo um comunicado oficial publicado este domingo,  o escrutínio realizou sábado último na Assembleia Regional de HirShabelle de forma transparente e pública.

« Os parceiros internacionais saudaram a organização pacífica da eleição em conformidade com o quadro jurídico em vigor. Eles continuam a exortar todas as partes o respeitarem os resultados eleitorais e abterem-se de qualquer ação contraria à consolidação do processo de construção do Estado”, sublinha o comunicado.

No seu relatório quarta-feira ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, o repesentante especial do Secretário-Geral para a Somália, Michael Keating, indicou que a localidade constitui uma das fontes atuais de tensão entre as instituições estatais.

O responsável onusino disse que um dos desafios da Somália têm a ver com está líderes políticos e pessoas influentes que aproveitam oportunidades para promover os seus interesses de clãs ou suas ambições pessoais, ameaçando com destituições  e moções de censura.

-0- PANA AR/ASA/BEH/FK/DD 18set2017

18 Setembro 2017 15:55:14




xhtml CSS