Parceiros da União Africana apoiam acordo de paz para Darfur

Addis Abeba- Etiópia (PANA) – Os parceiros da Uniã-o Africana (UA), particularmente as nações doadoras do ocidente, reafirmaram a sua determinação de contribuir para a implementação do Acordo de Paz para Darfur visando pôr termo ao sangrento conflito desta conturbada região oeste-sudanesa.
Durante uma reunião organizada em Addis Abeba com o comissário de Paz e Segurança da UA, Said Djinnit, os representantes dos parceiros sublinharam a necessidade de todas as facções de Darfur assinarem o Acordo antes de 31 de Maio corrente, o prazo estabelecido pela organização continental.
Djinnit informou os parceiros sobre os passos que estão a ser dados pela UA para garantir uma oportuna e escrupulosa implementação do acordo assinado a 5 de Maio na capital nigeriana, Abuja.
Desde a sua assinatura, a UA tem estado a receber comunicações de vários grupos, incluindo de elementos dos movimentos rebeldes de Darfur, expressando o seu apoio ao acordo, disse, acrescentando que a UA louvou todas as expressões de apoio e examinará os mecanismos para associar tais indivíduos à implementação do pacto.

17 Maio 2006 19:48:00




xhtml CSS