Papa Bento XVI projecta visitar África em 2009

Paris- França (PANA) -- O papa Bento XVI poderá efectuar uma visita pastoral a África por ocasião de dois eventos importantes para a vida da Igreja Católica do continente, declarou à PANA o arcebispo de Dakar (Senegal), monsenhor Théodore-Adrien Sarr.
"Duas oportunidades são a aproveitar em 2009 para organizar uma visita do papa a África.
A primeira é a realização da Conferência Episcopal de África e Madagáscar, 40 anos após a de 1969", explicou o cardeal-arcebispo senegalês.
O prelado lembrou, por outro lado, que, em 1969, o papa João Paulo VI se deslocou a Kampala, no Uganda, para abrir os trabalhos da primeira Conferência Episcopal de África e Madagáscar.
"Nós poderemos examinar a possibilidade de convidar o papa Bento XVI a vir lançar em 2009 os trabalhos da nossa Conferência Episcopal", estimou o arcebispo de Dakar, quando apresentava a segunda oportunidade duma visita pastoral a África.
"Nós decidimos realizar em 2009 o segundo sínodo africano após o de 1994.
Ao exemplo do primeiro, o segundo vai realizar-se em Roma (Itália) onde as infra-estruturas necessárias para o efeito já existem.
Os participantes vão balancear o primeiro sínodo tanto no plano eclesiástico como social", precisou Sarr.
Na sua opinião, é perfeitamente possível que o papa se desloque a África após o sínodo para fazer dar a conhecer os seus resultados, como o fez em 1995 João Paulo II ao rumar para a África do Sul, o Quénia e os Camarões.
"Nós queremos aproveitar a oportunidade dada pela realização do sínodo para vermos se o papa não pode vir a África apresentar, durante diferentes celebrações, os resultados do sínodo.
Espero que tenhamos a certeza disto durante a nossa conferência episcopal prevista para Outubro próximo", prosseguiu o cardeal-arcebispo.
Desde a sua eleição em Abril de 2005, após a morte de João Paulo II, Bento XVI ainda não efectuou uma visita a África, um continente que possui uma importante comunidade católica.
"É uma questão que nos preocupa.
Nós estamos a trabalhar nisso.
O presidente da Conferência Episcopal de África, o arcebispo de Dar-Es- Salam (Tanzânia), Polycarp Pengo, vai contactar, durante o nosso encontro de Oububro, a Santa-Sé para saber se existem perspectivas duma visita do papa a África", disse ainda o arcebispo Théodore- Adrien Sarr.

17 Setembro 2008 21:42:00


xhtml CSS