Palestina insta líderes africanos a exigirem fim da ocupação israelita do seu território

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) - O Presidente da Autoridade Palestina (OLOP), Mahmou Abbas, exortou segunda-feira os líderes africanos a reclamar pelo fim da ocupação israelita do território palestino.

Durante a 29ª sessão da Assembleia dos Chefes de Estado e Governo da União Africana (UA) decorrida em Addis Abeba, de 3 a 4 de julho corrente, Abbas anunciou que o seu país está pronto para aceitar um plano de paz norte-americano para uma solução de dois Estados chumbada por Israel.

« Vamos esforçar-nos para construirmos pontes com Israel em vez de construirmos estradas de exclusão. Uma solução justa para a causa palestina é apenas a paz », declarou o chefe da OLP

Deplorou os 69 anos de ocupação de Israel e exortou a cimeira da UA a exigir que este país se comprometa a pôr termo ao seu impasse com a Palestina  como condição prévia para o restabelecimento dos laços diplomáticos.

Expressou aos líderes africanos a vontade da Palestina de contribuir financeiramente para o desenvolvimento da energia limpa e da agricultura por intermédio da Agência Palestina para a Cooperação Internacional.

Prometeu ainda que o seu país vai colaborar na luta contra o terrorismo.

Israel pressionou os líderes africanos para aceitarem a sua proposta de vir a ser um observador permanente junto da UA mas a maioria dos países africanos não têm relações diplomáticas com ele por este ocupar a Palestina.

A UA foi unânime para a rejeição do colonialismo sob todas as suas formas.

-0- PANA AO/VAO/MTA/BEH/IBA/FK/DD 4julho2017

04 Julho 2017 13:44:14




xhtml CSS