Agência Panafricana de Notícias

Países vizinhos da Líbia reúnem-se no Cairo

Tripoli, Líbia (PANA) - Uma reunião agrupando os seis países vizinhos da Líbia (Argélia, Egito, Tunísia, Sudão, Níger e Tchad) vai decorrer em dez dias no Cairo (Egito), para promover a estabilidade deste país da África do Norte, anunciou terça-feira o vice-ministro egípcio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Bedrediddine.

Este anúncio foi feito no termo duma visita efetuada por uma delegação egípcia de alto nível ao novo Parlamento líbio em Tobrouk (leste) destinada a reiterar o apoio do Egito à Líbia no seu confronto com os desafios que encontra, revelou a Agência Líbia de Notícias (LANA).

Quinta-feira, o grupo de ação política para a Líbia, saído do grupo dos seis países vizinhos da Líbia, rejeitou, no termo duma reunião no Cairo, todos os atos terroristas perpetrados neste país.

Esta reunião sublinhou a importância dos resultados dos encontros dos ministros dos Negócios Estrangeiros vizinhos da Líbia organizados em Argel (Argélia) e em Túnis (Tunísia), salientando a constância contida nas suas resoluções relativamente à necessidade de respeitar a unidade da Líbia, a sua soberania e a integridade do seu território.

Eles defenderam igualmente a necessidade da cessação total de todas as formas de violência e confrontos armados e exortaram os beligerantes a resolver os seus diferendos pelo diálogo.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 12agosto2014