Países africanos convidados a formar mais dirigentes em saúde

Dakar, Senegal (PANA) – O diretor do Instituto Superior de Gestão da Saúde (ISMS) do Centro Africano de Estudos Superiores em Gestão (CESAG), Amani Koffi, exortou sábado à tarde os países africanos a formar mais dirigentes de élite para tornar os seus sistemas de saúde mais competitivos.

« É indispensável apoiar a formação de recursos humanos de qualidade para os sistemas de saúde com vista a uma melhor qualidade dos sistemas de saúde em África », declarou.

Falando durante a cerimónia de encerramento dum ateliê de formação sobre a planificação e a orçamentação das estratégias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em matéria de saúe, ele sublinhou o papel do CESAG na formação dos recursos humanos na África Ocidental, nomeadamente na África Francófona.

« Temos a missão de criar os recursos humanos e desenvolver competências para acompanhar eficazmente os países da sub-região na batalha com vista a melhorar as condições de vida das populações pela promoção da boa governação e a utilização ótima dos raros recursos de que dispomos », afirmou Koffi.

« O CESAG responde às missões que lhe foram confiadas formando quadros altamente competentes e capazes de impulsionar ou apoiar os esforços a favor do desenvolvimento sustentável dos países da zona UEMOA (União Económica e Monetária Oeste Africana) », acrescentou.

-0- PANA DOU/AAS/SOC/MAR/IZ 30out2011

30 Outubro 2011 23:39:51


xhtml CSS