Países africanos apoiam criação de Governo Federal Africano - Wade

Accra- Gana (PANA) -- o Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, declarou terça-feira em Accra que todos os países africanos exprimiram, através do debate, o seu apoio à criação dum Governo Federal africano.
Intervindo durante um encontro com organizações femininas africanas, Wade revelou contudo a existência de algumas divergências de ponto de vista que atribui a questões relativas à soberania nacional e à priorização por alguns dirigentes da realização da integração económica em detrimento da integração política.
O Presidente senegalês frisou que a pusilanimidade manifestada a respeito da questão da soberania nacional e da questão da integração economica não deve atrasar a criação do Governo Africano, estimando que se trata de pretextos inúteis.
"Só se pode realizar a integração económica através da integração política, assim sendo, os que reclamam pela integração económica em primeiro lugar fazem perder mais tempo a África, o que ela já não pode suportar", sublinhou o estadista senegalês.
Acrescentou igualmente que se se obtiver, hoje em Accra, um progresso, isto vai significar a edificação duma entidade política e económica africana que permita ao continente tratar com os grandes blocos emergentes no mundo hoje, designadamente a Europa e os Estados Unidos, a China e o resto da Ásia Oriental.
Concluindo, o Presidente Wade reafirmou que a cimeira de Accra vai desembocar "inelutavelmente" numa estratégia conducente à criação dum Governo Federal africano.
A nona cimeira ordinária da União Africana (UA) vai encerrar terça- feira na capital ganense os seus trabalhos com a adopção duma estratégia precisa para a criação dum Governo Federal africano num prazo de seis meses.
A cimeira prosseguiu com o debate entre os líderes e dirigentes africanos sobre a formação do Governo Federal continental durante a segunda sessão decorrida à porta fechada segunda-feira à tarde, enquanto as consultas bilaterais e multilaterais continuavam muito tarde na noite do mesmo dia.

03 Julho 2007 21:19:00




xhtml CSS