PNUD recompensa jornalistas da RD Congo

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pretende organizar um concurso para recompensar os jornalistas congoleses no ano 2007-2008 pelas suas reportagens e análises sobre a situação de pobreza e os problemas ligados ao género e às violências contra a mulher e as raparigas na RD Congo.
Ele vai igualmente recompensar as reportagens e análises sobre as questões do ambiente, da saúde, e da promoção da governação democrática no país.
De acordo com um comunicado do PNUD transmitido sexta-feira à PANA, o concurso, que será organizado em colaboração com a União Nacional da Imprensa do Congo (UNPC) e o Observatório dos Média Congoleses (OMEC), será patrocinado pelo Ministério congolês da Comunicação e Imprensa.
Cinco categorias de prémios serão dadas numa cerimónia solene que vai decorrer a 17 de Outubro próximo, por ocasião da celebração do Dia Internacional para a Eliminação da Pobreza.
Trata-se dos prémios de "Melhor Reportagem/Análise" sobre as condições de pobreza na RDC, sobre as violências contra a mulher e as rapariga e sobre a preservação e a protecção do ambiente.
Um prémio de "Melhor Reportagem/Análise" sobre as questões ligadas à saúde, nomeadamente as três patologias ditas da pobreza, designadamente a sida, a tuberculose e o paludismo, bem como um outro sobre as questões ligadas à governação democrática na RD Congo serão igualmente atribuídos.
Os artigos e as reportagens serão examinados pela sua pertinência relativa ao assunto, a justeza da análise, a objectividade, a procura do assunto, as capacidades de escrita/de narração e as soluções preconizadas.
Cada laureado vai receber uma placa comemorativa numa cerimónia de gala, vai tornar-se membro da "Rede dos Jornalistas do Desenvolvimento Sustentável" apoiada pelo PNUD, e beneficiará de apoios em termos de formações, convites e visitas de terreno, almoços/jantares de imprensa e diversas actividades do PNUD.
Os artigos e as fotos premiadas serão publicadas pelo PNUD numa brochura especial distribuída ao público.
Extractos das reportagens da rádio e televisão serão transcritos e publicados igualmente nesta brochura.

05 Julho 2008 11:45:00




xhtml CSS