PNUD ajuda na recuperação do setor do café no leste da RDC

Goma, RD Congo (PANA) – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está a apoiar a organização de um ateliê sobre o desenvolvimento e a organização da cultura do café no Kivu-Norte e Sul e em Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDC).

Organizado por iniciativa da ONG Internacional Café África e apoiado financeiramente pelo  PNUD, este ateliê visa identificar as ações prioritárias, desenvolver sinergias e reforçar a coerência das iniciativas públicas e privadas empreendidas para a recuperação da cultura do café.

Cerca de 30 elementos provenientes de associações de fazendeiros rurais, de organizações de apoio, do mundo universitário, do Governo provincial e do setor privado participam nesta concertação que decorre de 29 a 30 de abril no hotel Mbiza de Goma (Kivu-Norte).

O ateliê oferece às autoridades não apenas a oportunidade de apresentar a estratégia nacional de recuperação da produção do café, como também de fazer o balanço do setor nas províncias do Kivu-Norte e do Kivu-Sul, bem como no distrito de Ituri (Província Oriental).

Para os participantes, o ateliê constitui uma ocasião de reforço ao diálogo entre as diferentes partes implicadas, desenvolver pistas de colaboração e explorar a possibilidade de parceria entre o setor público e setor privado dentro do apoio da cadeia de valor da fcultura do café no leste da RDC.

O ministro provincial da Agricultura do Kivu-Norte, Nzanzu Kasivita, indicou que este ateliê deve ser revalorizado para permitir «melhorar os rendimentos dos pequenos produtores de café e dos operadores locais através da facilitação das trocas económicas, a melhoria dos preços, e o aumento da produção».

O PNUD apoia este ateliê no âmbito do seu programa de cooperação com a República Democrática do Congo e do seu pilar de «Crescimento inclusivo e de desenvolvimento sustentável». Este visa o desenvolvimento económico criador de empregos duradouros que se integrem nas culturas economicamente valorosas, estruturadas e respeitadoras do ambiente.

-0- PANA CF/IS/CJB/IZ 25abril2014

30 Abril 2014 17:34:32


xhtml CSS