PM maliano preocupado com situação no Médio Oriente

Bamako- Mali (PANA) -- O primeiro-ministro maliano, Ousmane Issoufou Maïga, disse-se preocupado com a situação explosiva no Médio Oriente, na abertura quarta-feira, em Bamako, da 11ª sessão do Conselho Executivo da Comunidade dos Estados Sahelo Saharianos (CEN-SAD).
"A situação explosiva que prevalece no Médio Oriente e particularmente nos territórios árabes ocupados e no Iraque preocupa-nos, porque portadora de factores de instabilidade e desestabilização que vão comprometer perigosamente a paz e a segurança internacional", sublinhou.
Convencido de que a paz não pode ser instaurada no Médio Oriente sem a retirada de Israël de todos os territórios árabes e palestinianos ocupados, o primeiro-ministro maliano convidou os países membros da CEN-SAD a trabalharem com a comunidade internacional para o "triunfo da justiça e dos princípios do Direito Internacional".
Reafirmando a soberania e a integridade territorial do Iraque, Maiga indicou que "este povo tem o direito de determinar livremente o seu futuro diplomático e controlar os seus próprios recursos".
"A CEN-SAD deve apoiar os esforços da comunidade internacional que visam acelerar o processo de criação de um governo iraquiano representativo saído de eleições democráticas", disse.

13 may 2004 19:35:00




xhtml CSS