Agência Panafricana de Notícias

PM de Cabo Verde esperado em Marrocos

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, inicia esta terça-feira, a sua primeira visita oficial a Marrocos, depois de o Governo cabo-verdiano reconhecer a “integralidade territorial” marroquina, apurou a PANA de fonte oficial.

Conforme uma nota do Executivo cabo-verdiano, a visita, que se realiza a convite do chefe do Governo de Marrocos, “constitui um marco importante nas relações entre os dois países.”

A visita será marcada pela realização duma segunda Comissão Mista Cabo Verde-Marrocos, em Rabat, a capital marroquina, sob o lema “Construindo uma Nova Era de Cooperação e Parceria Estratégica e Pragmática entre Cabo Verde e Marrocos”, lê-se no mesmo documento.

“A visita ocorre num momento especial das relações entre Cabo Verde e Marrocos, com a formalização do reconhecimento da integridade territorial do Reino de Marrocos por Cabo Verde, entre outras iniciativas que reforçam a base política e diplomática para a exploração e o desenvolvimento da cooperação entre as duas nações”, reconhece ainda o Governo cabo-verdiano.

Ulisse Correia e Silva inicia a visita a Marrocos com um encontro bilateral com o seu homólogo local, Aziz Akhannouch, seguindo-se na quarta-feira uma visita à Embaixada de Cabo Verde em Rabat.

No mesmo dia, ele participa na abertura do Fórum Económico, durante o qual será assinado um acordo entre o Conselho Superior das Câmaras de Comércio e de Turismo de Cabo Verde e a Confederação Geral das Empresas Marroquinas.

Nesta ocasião, serão ainda rubricados convénios entre os dois países, além de uma visita à sede da Royal Air Maroc (transportadora aérea), entre outros pontos agendados.

Os governos de Cabo Verde e Marrocos assinam esta terça-feira um acordo para a isenção recíproca de vistos em passaportes comuns e uma convenção para evitar uma dupla tributação e prevenir a fuga ao fisco.

Na quinta-feira, 11 de maio, Ulisses Correia e Silva desloca-se-á a Tanger (norte), onde visitará o porto do mesmo nome, e a Universidade Euro-Mediterrânica de Fés (leste de Rabat).

Segundo uma nota anterior do Governo, os acordos serão assinados em Rabat, durante uma reunião da Comissão Mista entre os dois países com o fito de reforçarem as relações de amizade e de cooperação.

Os dois países vão também estabelecer entendimentos nos domínios da administração do território, da habitação e do desenvolvimento urbano sustentável.

Também assinarão um memorando de entendimento nos domínios de atividades de jovens e de mulheres, da cooperação comercial e da formação profissional.

De acordo ainda com a nota do Executivo cabo-verdiano, ambos os Governos prevêem ainda assinar acordos no quadro da cooperação em matéria de  atribuição de bolsas de estudos académicos, estágios e partilha de conhecimentos, energias e minas.

Cabo Verde criou formalmente, em 18 de agosto de 2022, a sua Embaixada em Marrocos, em Rabat, e um consulado em Dakhla, no sul do país, segundo o Governo para incrementar as relações bilaterais.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1986, com ações em várias áreas, destacando-se a formação de quadros cabo-verdianos.

-0- PANA CS/DD 09maio2023