PM argelino representa seu país na COP 21 em França

Argel, Argélia (PANA) – O primeiro-ministro argelino, Abdelmalek Sellal, representa o Presidente Abdelaziz Bouteflika na Conferência  sobre Mudanças Climáticas (COP 21) que se inicia esta segunda-feira em Paris, anuncia um comunicado oficial.

Sellal faz-se acompanhar do ministro de Estado para os Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Ramtane Lamamra, e do ministro dos Recursos Hidráulicos e Ambiente, Abdelouahab Nouri, precisa o comunicado.

Os países participantes esperam chegar a um acordo « geral », « promissor »  e « favorável » suscetível de fazer face às mudanças climáticas, assinala-se.

Um recente relatório das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas assinala os esforços mundiais « sem precedentes » que estão a ser envidados para conter as mudanças climáticas, o que reforça a confiança na possibilidade dos países de chegarem ao objetivo de fazer recuar as emanações por pessoa durante os próximos 15 anos.

A segurança alimentar, a exploração da água,  as infraestruturas básicas e as atividades económicas estão ameaçadas pelas mudanças climáticas que a terra regista desde o aumento da industrialização.

Neste sentido, a Argélia está determinada a reduzir estas emanações  de sete para 22 porcento até 2030.

Os Estados Unidos e a China que são responsáveis por 40 porcento destas emanações exprimiram, desta vez, a sua disponibilidade de chegar a um acordo que será, a partir de 2020, como a continuidade do Protocolo de Quioto, embora o secretário de Estado americano, John Kerry, tenha emitido  dúvidas sobre a possibilidade de chegar a um acordo.

-0- PANA AD/IN/TBM/FK/IZ 30nov2015

30 Novembro 2015 12:06:01


xhtml CSS