Agência Panafricana de Notícias

PM apresenta proposta de Governo na RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – As listas de candidatos ministeriais para a formação do novo Governo na República Democrática do Congo (RDC) devem ser entregues esta terça-feira pelo primeiro-ministro ao Presidente Félix Tshisekedi para a sua confirmação e nomeação, revelou segunda-feira a imprensa local, na capital congolesa, Kinshasa.

Segundo a fonte, as listas em causa foram entregues domingo à tarde ao primeiro-ministro, Sylvestre Ilunga Ilunkamba, que por sua vez tem até terça-feira para submetê-las ao Presidente da República, em conformidade com o calendário acordado entre as duas plataformas políticas que formam a coligação governamental congolesa.

A entrega ao primeiro-ministro foi feita pelos representantes da FCC e do Cach, as duas partes da nova coligação governamental no país cujas delegações receberam a missão de propor três nomes para cada cargo dos quais um feminino.

Com este passo, os delegados da FCC (Frente Comum para o Congo), de Joseph Kabila, e da coligação Cach (Cap pour le changement), do  atual Presidente, consideram terem cumprido a sua missão que consistiu em elaborar as duas listas harmonizadas dos candidatos para a formação do Governo saído das eleições gerais de 30 de dezembro de 2018, o primeiro do mandato de Tshisekedi.

As delegações das duas plataformas foram chefiadas, respetivamente, por Néhémie Mwilanya Wilondja e Jean-Marc Kabund, que se recusaram a responder às perguntas dos jornalistas presentes no local.

As duas listas serão ainda objeto de uma última concertação entre Tshekedi e Kabila, antes da sua aprovação final e publicação. 

-0- PANA IZ 12ago2019