PM Guillaume Soro confirma detenção do Presidente Laurent Gbagbo

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O primeiro-ministro ivoiriense, Guillaume Soro,  confirmou  esta segunda-feira, a detenção do Presidente cessante ivoiriense, Laurent Gbagbo, pelas Forças Republicanas da Côte d'Ivoire (FRCI).

Numa declaração feita no canal televisivo Télé Côte d'Ivoire (TCI), Soro indicou que as FRCI lançaram esta segunda-feira um assalto à residência presidencial onde estavam entrincheirados Gbagbo e alguns dos seus próximos, há vários dias.

« Após renhidos confrontos, cercados e dominados, Gbagbo e a sua esposa Simone Gbagbo renderam-se e estão atualmente detidos », afirmou Soro que tranquilizou as populações da Côte d'Ivoire: « Povo da Côte d'Ivoire,  Limpem as vossas lágrimas, o pesadelo terminou ».

Desde domingo, a Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI) e a Força francesa «Licorne » bombardearam os últimos bastiões de Gbagbo na capital económica, Abidjan, com o efeito de neutralizar as armas pesadas das suas forças especiais.

Desde 28 de março último, as FRCI, o novo Exército nacional criado pelo Presidente eleito Alassane Ouattara, lançou uma ofensiva-relâmpago para fazer respeitar o veredito das urnas. A batalha de Abidjan, iniciada a 31 de março último, foi violenta e as FRCI enfrentaram uma resitência feroz das forças fiéis a Gbagbo.

-0- PANA BAL/SSB/IBA/FK/IZ 11abril2011

11 avril 2011 15:04:52




xhtml CSS