PAM busca $ 54 milhões para combater desnutrição no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - A representante residente no Senegal do Programa Alimentar Mundial (PAM), Ingeborg Maria Breuer, revelou em Dakar a necessidade de 54 milhões de dólares americanos para resolver uma crise alimentar e nutricional no país.

"Para fazer face à situação atual do Senegal, é preciso uma soma de pelo menos 54 milhões de dólares americanos e o PAM angariou apenas 22 milhões de dólares americanos", declarou Breuer segunda-feria durante um ateliê de informação da imprensa sobre as questões de segurança alimentar, nutricional e sanitária, organizado pelo do sistema das Nações Unidas.

Breuer indicou que a situação da insegurança alimentar é real e grave, sustentando ser urgente mobilizar os meios consequentes para fazer face antes que ela se transforme em fome.

Ela afirmou que 31 zonas estão classificadas de risco muito elevado, 30 de risco elevado e 24 de risco moderado, sublinhando que a produção de cereal registra uma baixa de 36 porcento e e a de amendoim de 59 porcento em relação à campanha precedente.

Breuer disse que, tendo em conta o nível da insegurança elevada na maioria das zonas visitadas e o aumento dos preços dos principais produtos alimentares, medidas devem ser tomadas para reduzir o seu impacto nas famílias criando bancos de cereais e reforçando os stocks das que existem, distribuindo víveres onde a situação o exige e apoiando a doação a tempo de sementes, de adubos e de materiais agrícolas para o bom desenrolamento da campanha agrícola de 2012-2013.

Segundo um inquérito levado a cabo pelo PAM, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Governo do Senegal para a identificação das zonas a risco de insegurança alimentar, 85 zonas foram identificadas e classificadas em função do grau da baixa da produção.

Para o representante residente da FAO no Senegal, Amadou Ouattara, a sua instituição necessita de sete milhões de dólares americanos para fazer face à insegurança alimentar no país, sublinhando que três milhões de dólares americanos já foram mobilizados para o efeito.

Ele precisou que a FAO conta visar 30 mil famílias e, se necessário, ir para além dos seus meios para cobrir oito regiões, com pelo menos uma cobertura de 14 mil aldeias e mil centros urbanos.

-0- PANA DOU/AAS/MAR/TON 24abril2012

24 avril 2012 09:46:24




xhtml CSS