PAM ajuda Congo a explorar terras aráveis

Brazzaville, Congo (PANA) – O Programa Alimentar Mundial (PAM) ajudará o Governo congolês a explorar terras aráveis, das quais apenas dois porcento são explorados, devendo igualmente ajudar camponeses a cultivá-las, indicou a nova representante da organização no Congo, Alix Loriston.

"A nossa prioridade é em primeiro lugar ajudar o Governo congolês a instalar um sistema de segurança para as pessoas afetadas pelas explosões de 4 de março último no país", declarou Loriston, no termo dum encontro quarta-feira com o ministro congolês dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Basile Ikouebé.

Segundo ela, alguma coisa deve realizar-se neste sentido, em colaboração com outras agências das Nações Unidas que operam neste domínio.

Ela acrescentou que se tratará igualmente de melhorar as capacidades do Governo para gerir os problemas de insegurança alimentar e conduzir o país a uma autossuficiência alimentar com vista a reduzir importações.

O Congo gasta mais de 90 biliões de francos CFA para importar produtos alimentares.

Na perspetiva de reduzir importações e colocar as populações ao abrigo da subida crónica dos preços no Congo, vislumbra-se uma forte produção.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 2agosto2012

02 Agosto 2012 16:05:57


xhtml CSS