Ouattara unifica forças armadas na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Alassane Ouattara, Presidente eleito da Côte d’Ivoire reconhecido pela comunidade internacional, assinou um decreto relativo à unificação das Forças Armadas Nacionais e das Forças Armadas das Forças Novas (ex-rebelião), soube a PANA de fonte segura.

Uma cerimónia de instauração das Forças Republicanas da Côte d’Ivoire (FRCI), que agrupa as Forças Armadas Nacionais e as Forças Novas, decorreu quinta-feira no Golf Hotel, onde o campo Ouattara se refugiou desde o início da crise pós-eleitoral.

"As FRCI têm por missão garantir principalmente a segurança das pessoas e bens, sem distinção, e assegurar a defesa do território nacional. O novo Exército, em todas as suas ações, deverá seguir um novo código de conduta ao serviço de todos os cidadãos, o que lhe permitirá contribuir eficazmente para a edificação duma Nação ivoiriense democrática, unida e moderna", precisou Alassane Ouattara durante a cerimónia.

Ele pretende fazer desta força um poderoso instrumento de coesão nacional, que deverá servir «  de escola prática de civismo, de tolerância, de transparência e de iniciação à cidadania e à integração nacional ».

Ouattara deplorou o facto que os chefes militares continuam a obedecer ao seu rival, o chefe de Estado cessante Laurent Gbagbo, e os acusa de ter uma grande responsabilidade na crise pós-eleitoral, « tendo provocado uma violência intolerável nas populações civis e semearam a desolação nas famílias ».

"É tempo de parar as exações sobre as populações. Somos numa República regida por regras e leis que garantem a proteção dos cidadãos. A ordem e a paz devem voltar ao nosso país. Sejam republicanos! Digam não à ilegalidade! Coloquem-vos ao serviço da pátria e da paz!", aconselhou Alassane Ouattara ao seu novo Exército.

O porta-voz das Forças Republicanas da Côte d’Ivoire, o coronel Kouassi Patrice, comprometeu-se com os seus homens a conduzir todas as missões que Alassane Ouattara lhes confiar.

-0- PANA GB/TBM/SOC/MAR/TON 18março2011

18 Março 2011 12:43:17




xhtml CSS