Ouattara insta Gbagbo a aproveitar "última oportunidade" para ceder poder

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O Presidente eleito da Côte d'Ivoire, Alassane Ouattara, pediu ao seu rival Laurent Gbagbo para aproveitar « a última oportunidade » que lhe oferecem as conclusões do painel da União Africana (UA) para ceder o poder.

« Ao Presidente Laurent Gbagbo, eu gostaria de aconselhar que é tempo, no interesse superior da Nação, de se conformar-se com a vontade dos Ivoirienses e com as decisões da União Africana, a nossa organização continental », disse Ouattara numa mensagem lançada  terça-feira à noite nas antenas da sua televisão.

« Ele deve compreender que se trata, para ele próprio e para os seus próximos, da última possibilidade para uma saída pacífica e respeitável. A sua responsabilidade está pessoalmente comprometida », acrescentou.

Como todos os Ivoirienses, Alassane Ouattara declarou-se desejoso de ver a Côte d'Ivoire retomar o seu voo para o desenvolvimento sustentável.

« Por isso, eu peço a todas as partes, ao Presidente cessante, ao Conselho Constitucional, ao Exército e à Administração para aceitarem esta oportunidade que nos dá a União Africana para sairmos de uma crise que já durou de mais», prosseguiu.

Ele instou igualmente as Forças armadas a colocar-se à disposição da pátria ao basear-se na vontade  do povo que o elegeu.

Na sua mensagem, Alassane Ouattara confirmou a sua vontade de reconstruir o tecido social dilacerado, através da formação dum Governo de União como lho pediu o painel da União Africana.

Há cerca de três meses, a Côte d'Ivoire encontra-se numa grave crise devida às eleições presidenciais de 28 de novembro último cuja vitória está a ser disputada por Alassane Ouattara e Laurent Gbagbo.

Este conflito, com seu lote de matanças cegas, mergulha cada vez mais o país no abismo e as populações estão numa confusão total e numa pobreza extrema.

-0- PANA GB/JSG/FK/DD 16março2011

16 Março 2011 16:20:42




xhtml CSS