Ouattara em Addis Abeba para participar em encontro da UA sobre crise ivoiriense

Addis-Abeba , Eti Etiópia pia (PANA) – O Presidente ivoiriense reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, encontra-se em Addis Abeba para participar na reunião dos dirigentes africanos sobre a crise ivoirienne.

Outtara deixou o Hôtel de Golf de Abidjan (a capital económica ivoiriense), onde está entrincheirado desde que foi proclamado vencedor da segunda volta das eleições presidencias de 28 de Novembro de 2010 pela Comissão Eleitoral Independente (CEI),  a bordo dum helicóptero com destino a um pais vizinho não identificado donde viajou para a Etiópia,

Ladeado de um importante dispositivo de segurança,  Ouattara foi conduzido quinta-feira à sede da UA  numa escolta organizada pelo Governo etíope, constatou-se no local.

O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Jean Ping, e outros membros do painel de alto nivel da UA para a resolução da crise na Côte d’Ivoire devem reunir-se no local para o segundo dia consecutivo.

O painel convidou Outtara e o Presidente cessante ivoiriense, Laurent Gbagbo, para este encontro, onde uma proposta de acordo de paz deverá ser divulgado.

Também deslocaram-se quarta-feira à capital etíope para o mesmo encontro os Presidentes da África do Sul,  Jacob Zuma, da Tanzânia, Jakaya Kikwete, do Burkina Faso, Blaise Compaoré, da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz, do Tchad, Idriss Déby Itno, representantes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o campo Gbagbo.

Gbagbo foi na mesma ocasião também convidado pelo painel, mas preferiu ser representado pelo seu ministro das Relações Internacionais, por responsaveis do seu partido, Frente Patriótica Ivoiriense (FPI), e por oficais do seu Exército.

Após o encontro do painel, quarta-feira, o Conselho de Segurança e Paz (CPS) da UA reunir-se-á a nivel presidencial esta quinta-feira sobre a situação na Côte d’Ivoire e na Libia.

-0- PANA OR/SEG/NFB/JSG/CCF/DD 10mar2011

10 Março 2011 18:40:14




xhtml CSS