Ouattara anuncia bloqueio de residência de Gbagbo

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Presidente da Côte d’Ivoire reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, anunciou um bloqueio em redor da residência presidencial onde estão refugiados o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, e alguns dos seus próximos para proteger os habitantes do bairro de Cocody-Ambassades, na capital económica ivoiriense, Abidjan.

Ouattara, num discurso à nação quinta-feira, apelou aos Ivoirienses para se juntar em redor dos valores de fraternidade e de paz e anunciou uma série de medidas para a normalização e a retomada das atividades em Abidjan, teatro há uma semana de confrontos entre as Forças Republicanas de Côte d’Ivoire (FRCI) e as forças fiéis a Gbagbo.

Após quatro meses de braço-de-ferro entre os dois candidatos à segunda volta do escrutínio presidencial de 28 de novembro último para o controlo do poder do Estado, Ouattara parece dispor hoje de todas as alavancas do poder depois de ter ficado refugiado durante este periódo num hotel.

No termo de intensos combates nos últimos dias, as suas forças militares (FRCI) apoiadas pela força francesa Licorne e pela da ONU (ONUCI) obrigaram Gbagbo a refugiar-se num bunker na residência presidencial.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/MAR/TON 08abril2011

08 avril 2011 11:57:36




xhtml CSS