Os presidentes Compaoré et Gbagbo encontram-se terça-feira em

Bamako Bamako- Mali (PANA) -- Os presidentes Blaise Compaoré (Burkina Faso)e Laurent Gbagbo (Côte d'ivoire) efectuarão terça-feira "uma visita de amizade e de trabalho" ao Mali, no quadro da busca de uma solução para a crise ivoirense, segundo um comunicado da presidência maliana.
Tomando a iniciativa deste encontro, o Mali "pretende favorecer a concertação entre os nossos três países em torno das questões relativas a paz, a segurança e a estabilidade da sub-região", lê- se no mesmo comunicado.
Saudando o interesse e o apoio de que beneficiou a iniciativa deste encontro junto dos páises amigos e parceiros, "o frente a frente Compaoré-Gbabgo inscreve-se no quadro do processo de desanuviamento, com vista a restauração do diálogo e da confiança indispensável às relações de boa vizinhança entre nossos três países", indica o documento.
O chefe de Estado malinao, Amadou Toumani Touré, ex-medianeiro em muitos conflitos no continente, estabeleceu desde há meses contactos regulares com os presidentes Compaoré e Gbagbo, desavindos desde o início das hostilidades na Côte d'voire, a 19 de Setembro último.
As diferentes iniciativas diplomáticas, por ele tomadas, recorde- se, foram saudadas e encorajadas pela cimeira do Grupo de contacto da Comunidade económica dos Estados da África ocidental (CEDEAO), realizada em Abidjan a 23 de Outubro de 2002.

02 Dezembro 2002 12:39:00


xhtml CSS