Orçamento de $ 308 milhões adotado para Comissão da UA

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A Comissão da União Africana (CUA) deverá ser operacional em janeiro de 2014 depois do Conselho Executivo da UA ter aprovado um orçamento de 308 milhões de dólares americanos para suas atividades anuais, anunciou quinta-feira em Addis Abeba o seu vice-presidente, Erastus Mwencha.

"O orçamento aprovado está conforme ao plano estatístico da Comissão. É o primeiro orçamento a ser implementado conforme ao plano estatístico", disse Mwencha à imprensa.

Explicou que este projeto fixa claramente os objetivos a serem realizados e tem um calendário para se certificar de que cada componente será executado.

Para além da adoção formal do projeto de plano estatístico, acrescentou, os Estados membros da UA comprometem-se a fornecer recursos à CUA.

Este empreendimento será apresentado à Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo para a sua aprovação durante a sua reunião de 26 a 27 de maio corrente.

Segundo Mwencha, este plano integra oito pontos prioritários, dos quais o desenvolvimento económico, que ressalta o crescimento e a transformação, bem como a integração regional que será essencialmente baseada no comércio e no desenvolvimento de infraestruturas.

Outras áreas prioritárias são os recursos humanos, a ciência e tecnologia, bem como a inovação, a agricultura, o ambiente e os recursos naturais,  a paridade entre os sexos e a comunicação, disse.

"Ao adotar este plano, cada país compromete-se a orientá-lo para as populações. O que explica porque insistimos na comunicação para encontrar meios de iniciar um diálogo construtivo com as populações. O que permitirá ao público ser informado sobre as nossas atividades", disse Mwencha.

Acrescentou que a paz e a segurança bem como o desenvolvimento social, económico e humano representam 55 porcento deste orçamento, e que o reforço das capacidades e a comunicação constituem 25 porcento.

-0- PANA AR/VAO/FJG/TBM/IBA/CJB/DD    24maio2013

23 Maio 2013 22:40:49




xhtml CSS