Agência Panafricana de Notícias

Opositor Diomi Ndongala pode reaver liberdade terça-feira em Kinshasa, segundo esposa

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O presidente da Democracia Cristã (DC, oposição), Eugène Diomi Ndongala, pode ser liberto esta terça-feira, anunciou a sua esposa, Patricia Diomi, em Kinshasa.

« Há 99 porcento de probabilidade para que ele seja liberto esta terça-feira », declarou a senhora à rádio Top Congo.

A soltura de Diomi Ndongala inscreve-se no quadro da atenuação da tensão na situação política desejada pelo Acordo de São Silvestre, refere-se.

Acusado de violação sexual contra uma menor, Diomi Ndongala tinha sido detido em 2012 e condenado consequentemente a 10 anos de prisão efetiva.

Mas, para a oposição, Diomi representa um prisioneiro político que o Governo estava determinado a calar devido « ao seu engajamento com o histórico opositor Etienne Tshisekedi (falecido a 1 de fevereiro de 2017)», que contestava com veemência a reeleição de Joseph Kabila nas eleições presidenciais de 28 de novembro de 2011.

Candidato às eleições legislativas de novembro de 2011, Diomi Ndongala foi declarado eleito na circunscrição de Funa, em Kinshasa, mas ele próprio anunciará que os deputados eleitos na lista do seu partido não integrarão a Assembleia Nacional, em conformidade com uma decisão tomada por Etienne Tshisekedi.

-0- PANA KON/JSG/FK/DD 20fev2018