Oposição suspende marcha de protesto na Côte d'Ivoire

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- A marcha dos jovens da oposição, prevista inicialmente para sábado em Abidjan, foi adiada para uma data ulterior, declarou o directório da Coligação dos "Houphouetistas" para a Democracia e Paz (RHDP) num comunicado transmitido sexta-feira à PANA.
Esta decisão sancionou várias sessões de trabalho no seio desta coligação que agrupa o Partido Democrático da Côte d'Ivoire (PDCI-RDA) e a Coligação dos Republicanos (RDR), dois partidos da oposição que se declaram pertencer ao legado do pai da nação, Houphouët Boigny.
"Os presidentes do PDCI-RDA (Henri Konan Bédié) e do RDR (Alassane Dramane Ouattara) decidiram adiar as manifestações previstas para 15 de Maio de 2010 para uma data que eles fixarão e comunicarão", relata a nota, dando ainda conta da vontade dos dois líderes da oposição ivoiriense de evitar "um risco de confronto e perdas de vidas humanas que paira de maneira evidente".
De acordo com a mesma fonte, os dois líderes políticos quiseram "conformar-se ao espírito de paz e diálogo que sempre os orientou (?) na sua dedicação à conquista do poder do Estado pelas urnas e não pela violência".
Eles exprimiram igualmente a sua preocupação de considerar "a necessidade de permitir a boa realização das Assembleias Anuais do BAD (Banco Africano de Desenvolvimento) que pressagiam o regresso da sede da instituição panafricana à Côte d'Ivoire".
A RHDP aceitou assim ouvir o campo presidencial que multiplicou iniciativas para o convencer a suspender o seu projecto de marcha a fim de evitar obstruir a realização das sessões do BAD, previstas para 27 a 28 de Maio na capital económica ivoiriense, Abidjan.
A Côte d'Ivoire atribui uma maior importância a esta reunião, na medida em que ela está a negociar o regresso do BAD a Abidjan onde está a sua sede original que foi provisoriamente tansferida, em Junho de 2002, para Túnis, a capital da Tunísia, devido à crise sociopolítica na Côte d'Ivoire.
Os líderes ivoirienses, não querendo negligenciar nenhum aspecto para garantir uma boa organização desta grande reunião, consentiram esforços para reabilitar totalmente o hotel que deve albergar estas assembleias do BAD.
Operações de embelezamento de vários bairros, dos quais Cocody, estão em curso em Abidjan.
No plano de segurança, as forças da ordem e defesa estão mobilizadas para reforçar o sistema de segurança durante a realização destas sessões.

14 Maio 2010 13:42:00




xhtml CSS