Agência Panafricana de Notícias

Oposição sul-africana ameaça perturbar discurso de Zuma sobre estado da Nação

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A tensão já é percetível um mês antes de o Presidente Jacob Zuma, da África do Sul, pronunciar-se sobre o Estado da Nação, em 12 de fevereiro próximo, com os Combatentes da Liberdade Económica (FEP, oposição) a advertirem que eles vão interromper o discurso se o chefe de Estado não comparecer perante uma sessão especial do Parlamento antes da sua intervenção.

Esta advertência vem depois da última aparição de Zuma no Parlamento, no final do ano passado, que terminou em caos quando os deputados FEP exigiram que ele reembolsasse os 20 milhões de dólares americanos do dinheiro dos contribuintes gasto na reabilitação da sua residência privada.

Numa carta dirigida ao presidente da Assembleia Nacional, Baleka Mbete, o líder dos FEP, Julius Malema, declarou que a "não satisfação do nosso pedido não nos dará outra escolha senão insistir para que o Presidente Jacob Zuma responda as perguntas durante o discurso sobre o estado da nação. "

Este ultimato pode levar a um desconforto severo no seio do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder) que tenta proteger o seu líder de uma onda crescente de condenação pública.

Após o motim no Parlamento, os deputados FEP foram condenados por contumácia e em seguida suspensos pelo Parlamento, mas o partido depois obteve do Tribunal o bloqueio da suspensão dos seus deputados.

O Gabinete do Presidente confirmou que recebeu a carta dos FEP e está a analisar o pedido.

-0- PANA CU/AR/MTA/DIM/IZ 13jan 2015