Oposição renuncia a hostilidades e divisão da RCA após mediação da OCI

Dakar, Senegal (PANA) - O líder da Frente Popular para o Renascimento da Répública Centroafricana (FPRC, oposição), Nourredine Adam, decidiu responder favoravelmente ao "apelo urgente do secretário-geral da Organização da Cooperação Islâmica (OCI), Iyad Amin Madani, e "aderir a uma cessação completa das hostilidades no território centroafricano", anunciou numa declaração transmitida à PANA em Dakar.

Esta decisão de Nourredine Adam segue-se à reunião que manteve, segunda-feira, em Ndjamena, a capital tchadiana, com o enviado especial do secretário-geral da OCI, Cheikh Tidiane Gadio, que conseguiu convencer o seu interlocutor, reafirmando a oposição da organização "à escolha da violência e dos combates fratricidas como meios de exprimir os desacordos políticos e as frustrações".

Assim, além da cessação das hostilidades, a FPRC, segundo o seu líder, vai dar "a sua contribuição positiva e sincera à organização das próximas eleições gerais de 27 de dezembro para que estas decorram com calma, serenidade e sem violência e com forte participação cívica".

Nourrdine Adam lamentou os recentes confrontos e os atos de frustração que fizeram pregar a divisão pura e simpes do país, lembrando que se bateu sempre por uma República Centroafricana "unida, inseparável, realmente inclusiva que aceita e protege todas os seus filhos, sejam eles cristãos, muçulmanos, animistas ou adetos de todas formas de crenças".

Dando razão à OCI, considerou que a crise centroafricana é de natureza "política e institucional e não confissional", exortando a organização a continuar o seu envolvimento para a reconciliação nacional na RCA e os seus membros a contribuir concretamente para a reconstrução socioeconómica do país.

Nourredine Adam exprimiu o desejo de que o futuro Governo centroafricano seja um Governo de Unidade Nacional, reconciliação, justiça e reconstrução da RCA e que a composição da Assembleia Nacional e do Senado reflete todas as sensibilidades políticas e representa toda a nação.

-0- PANA JSG/MAR/IZ 23dez2015

23 Dezembro 2015 09:17:24




xhtml CSS