Agência Panafricana de Notícias

Oposição promete revogar lei da imprensa no Bostwana

Gaberone, Botswana (PANA) - O líder da oposição botswanesa, Duma Boko, prometeu terça-feira revogar a Media Pratictioners Act, a lei da imprensa, se for eleito.

Boko, presidente da Umbrella for Democratic Change, uma coligação de partidos da oposição, prometeu lutar pela liberdade e pelo profissionalismo na imprensa.

"Vou apoiar a campanha para a revogação do Media Practitioners Act, mas a imprensa deve defender-se vigorosamente para esta liberdade. Este papel consiste igualmente a proceder a uma auto-reflexão, nomeadamente uma análise das relações de trabalho no setor para evitar a prática do jornalismo dos pequenos envelopes, que permite comprar os jornalistas", disse Boko a jornalistas da imprensa privada.

Boko considerou que este diálogo com o quarto poder deverá permitir futuras relações de trabalho.

O Governo do Botswana promulgou o Media Practitioners Act em dezembro passado, causando protestos de ativistas.

Esta esta lei concede ao Governo um maior controlo sobre a imprensa e estipula que nenhum jornalista residente no Botswana pode trabalhar no país sem registo e acreditação do comité executivo governamental.

O comité executivo trabalhará sob a liderança dum administrador que deverá informar o ministro da Comunicação, Ciência e Tecnologia, que é igualmente presidente do comité.

-0- PANA DRW/SEG/NFB/TBM/MAR/TON 15setembro2015