Oposição maliana organiza marcha de protesto contra resultados das presidenciais

Bamako, Mali (PANA) - Vários milhares de apoiantes do líder da oposição maliana, Soumaïla Cissé, saíram sábado à rua, em Bamako e cidades do interior, para denunciar os resultados da segunda volta das eleições presidenciais de 12 de agosto corrente.

Os resultados em causa foram proclamados, quarta-feira, 15, pelo Ministério maliano da Administração Territorial, dando vitória ao Presidente cessante, Ibrahim Boubacar Keita, com 67,17 porcento dos votos contra 32,83 porcento para Cisse.

O líder da oposição e presidente do partido União para a República e Democracia (URD) ​​rejeitou os resultados e disse que ganhou as eleições com mais de 51 porcento dos votos.

A sua direção campanha indicou que a votação foi marcada por "fraudes maciças" em várias localidades do país, especialmente no norte e no centro.

Soumaïla Cissé, ex-ministro das Finanças e ex-presidente da Comissão da UEMOA (União Económica e Monetária Oeste-Africana), pediu aos seus partidários que se mobilizassem "até que a verdade seja conhecida".

"A nossa vitória não será roubada", declarou durante a marcha enquadrada pelas forças de segurança, e prometeu utilizar "todos os meios legais" para alcançar tal objetivo.

O partido de Cissé indicou ter interposto recurso no Tribunal Constitucional a impugnar os resultados.

-0  PANA GT/BEH/IZ 19ago2018

19 أغسطس 2018 15:14:40


xhtml CSS