Agência Panafricana de Notícias

Oposição ivoiriense protesta contra detenção de ex-ministro Assoa Adou

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - A Frente Popular Ivoiriense (FPI), principal partido da oposição, reagiu quinta-feira através dum comunicado de protesto à detenção quarta-feira de um dos seus líderes, o ex-ministro Assoa Adou.

A secretária-geral e porta-voz da FPI, Agnès Monnet, sublinha que a detenção de Assoa Adou no seu domicílio pelos elementos do Centro de Coordenação das Operações (CCDO) vem aumentar o número de líderes e de militantes deste partido detidos desde 11 de abril de 2011.

"A FPI protesta contra esta enésima detenção entre os seus militantes. Ela pede a libertação do camarada Assoa Adou e de todos os prisioneiros políticos", sublinha o comunicado.

A direção da FPI declara ignorar as razões desta detenção e que não lhe foi possível visitar Assoa Adou que estaria detido nas instalações da Direção de Controlo do Território (DST).

Regresado de um exílio de mais três anos no Gana, a 25 de novembro de 2014, Assoa Adou dirigiu a Coordenação dos Militantes da FPI e foi diretor de campanha do ex-Presidente Laurent Gbagbo na corrida à presidência deste partido.

-0- PANA BAL/BEH/SOC/FK/IZ 09jan2015