Agência Panafricana de Notícias

Oposição apoia Governo da Nigéria em braço-de-ferro com Grã-Bretanha

Lagos, Nigéria (PANA) - O principal partido da oposição da Nigéria, o Congresso para a Ação da Nigéria (ACN), exprimiu esta terça-feira o seu apoio à decisão do Governo de reduzir de forma drástica os voos da Bristish Airways para o seu país, em represália a uma ação similar infligida a uma companhia aérea nigeriana, Arik Air.

Num comunicado divulgado em Lagos, o ACN saúda « a maneira e a forma como a questão foi tratada pelo Ministério da Aviação que reagiu ao tratamento infligido à companhia nigeriana Arik Air na Grã-Bretanha ».

« Se as companhias aéreas britânicas devem deslocar-se livremente à Nigéria, no quadro do BASA(Acordo Bilateral dos Serviços Aéreos) entre os dois países, então as empresas aéreas nigerianas devem fazer o mesmo na Grã-Bretanha sem obstáculos. Qualquer iniciativa contrária é uma tentativa por uma parte de ganhar uma vantagem injusta em relação à outra portanto é préciso resistir a isto », acrescenta o ACN.

Ele instou o Ministério da Aviação a ultrapassar esta etapa ao realizar um exame holístico dos acordos bilaterais de serviços aéreos concluídos com outros países com vista a garantir o total respeito pelos pactos.

O Ministério reduziu os voos semanais da British Airways para a ligação Lagos-Londres de sete para três, em represália à recusa das autoridades britânicas de conceder direitos de aterragem no aeroporto de Heathrow à companhia Arik Air.

-0- PANA SEG/AKA/AAS/IBA/FK/DD 15nov2011