Operação naval militar "Obangame Express 2018"lançada no Golfo da Guiné

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A operação naval multinacional « Obangame Express 2018 » iniciou-se  terça-feira, no Golfo da Guiné devendo decorrer até 29 de março corrente,  segundo um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos transmitido esta quarta-feira, à imprensa africana acreditada na Bélgica.

Na operação participarão 30 nações, nomeadamente Angola, o Senegal, a Bélgica, o Brasil, o Benin, França, a Alemanha,

Ao estenderem-se no Oceano Atlântico e no Golfo da Guiné, o exercício militar nacional é dirigido pelo capitão Eric Conzen, da Marinha dos Estados Unidos e pelo tenente-comandante, Ghislain Moussavou da Força Marítima do Exército do Gabão.

A operação estende-se do Senegal a Angola nos territórios da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

A operação destina-se a dissuadir a pirataria, o tráfico ilícito e outras ameaças marítimas, sublinha o texto.

A  operação « Obangame Express 2018 " representa um exercício marítimo multinacional, que mobiliza forças de África, da Europa, da América do Sul e dos Estados Unidos, destinado a melhorar a perícia de operações de segurança marítima.

O seu objetivo é testar as forças marítimas multinacionais  numa série de operações navais com vista a aumentar a sua capacidade enquanto coletivo a fim de reforçar a segurança dos países da periferia do Golfo da Guiné, prosseguiu o comunicado.

-0- PANA AK/IS/IBA/FK/DD  21março2018

21 Março 2018 21:27:52


xhtml CSS