Oito países participam em festival internacional de teatro em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Grupos de pelo menos oito países já confirmaram a sua participação na 20ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact 2014), que decorrerá de 19 a 28 de setembro na ilha cabo-verdiana de São Vicente, soube quarta-feira a PANA de fonte da organização.

Segundo o diretor artístico do festival, João Branco, esta edição do Mindelact que fará uma retrospetiva das peças teatrais de mais sucesso nas edições anteriores contará com a participação de grupos teatrais de Angola, Bélgica, Marrocos, Espanha, Brasil, Itália e Portugal.

De Cabo Verde, vão subir ao palco grupos como Ataka, de Santa Catarina de Santiago, Juventude em Marcha, de Santo Antão, Djadsal, da ilha do Sal, e Raiz di Polon, de Santiago, entre outros.

"A proposta é fazer um festival retrospetivo para que se possa ter a ideia do que foram os 19 anos anteriores. Tentámos ver quais foram as companhias e os artistas [que estiveram em edições passadas] e quais foram possíveis trazer de novo a Mindelo", salientou João Branco.

Segundo João Branco, igualmente encenador e diretor do Centro Cultural Português do Mindelo, durante estas duas décadas o teatro em Cabo Verde teve uma revolução, pelo que esta edição vai celebrar não só a 20º edição do Mindelact, mas também a história do teatro cabo-verdiano.

"A ideia é ter no palco o melhor do teatro cabo-verdiano e ter Cabo Verde representado”, disse João Branco, sublinhando que a organização vai fazer uma aposta importante na produção nacional, porque “o Mindelact funciona como um fator motivacional para o teatro cabo-verdiano".

Tal como nas edições realizadas nos últimos anos, este ano, além do palco principal, no auditório do Centro Cultural do Mindelo, que será palco de Teatrolândia, um espetáculo para crianças, haverá, durante os nove dias do festival, teatro pelos diferentes bairros da cidade, assim como ações de formação e oficinas de teatro.

-0-  PANA CS/TON  20agosto2014


20 Agosto 2014 14:43:03


xhtml CSS