OIM defende 2007-2017 década de migração e desenvolvimento

Banjul- Gâmbia (PANA) -- A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu sexta-feira à cimeira da União Africana (UA) que inicia sábado em Banjul proclame 2007-2017 "Década para a migração internacional e o desenvolvimento".
Num comunicado divulgado na capital gambiana, a OIM estima que esta proclamação, que deverá ser promovida durante o Dia Internacional dos migrantes previsto para 18 de Dezembro próximo, vai permitir a promoção duma plataforma para as consultas do diálogo de alto nível a fim de elaborar uma posição regional africana sobre a migração internacional e o desenvolvimento.
Esta década vai permitir igualmente executar recomendações e conclusões saídas do diálogo de alto nível e adoptar políticas migratórias comuns, sublinha o comunicado.
Vai ajudar na implementação das análises do impacto da migração nos projectos de desenvolvimento e na sua incorporação como elemento principal nos planos de estratégia de redução da pobreza integrando- as nos debates sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
Vai igualmente contribuir para a promoção das políticas coerentes e para a coordenação entre agências e diferentes sectores para encorajar separadamente as organizações internacionais a continuar a reforçar o potencial dos governos.
A implantação das iniciativas colectivas, complementares de reforço das capacidades, a promoção duma parceria a nível regional ou internacional entre os governantes, as organizações inter- governamentais, o sector de negócios privados e a sociedade civil são, entre outras iniciativas, a implementar durante esta década de coordenação das políticas e programas.
Muitos países de origem dos migrantes não dispõem lamentavelmente de políticas migratórias apropriadas e, muito menos, de mecanismos para as desenvoler.
A década poderá facilitar a criação de iniciativas colectivas complementares das capacidades là onde elas são justificadas, explicam os defensores da proposta.

30 Junho 2006 20:25:00




xhtml CSS