OIF saúda resolução de ONU sobre desdobramento de polícia onusina no Burundi

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A secretária-geral da Organização Internacional da Frnacofonia (OIF), Michaelle Jean, saudou a adoção pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Zunidas (ONU) da Resolução 2279 para o desdobramento duma presença de Polícia das Nações Unidas no Burundi.

Para o chefe do executivo da Francofonia, « esta resolução marca uma etapa crucial nos esforços levados a cabo pela comunidade internacional para contribuir para o restabelecimento da paz e da estabilidade neste país ».

A última missão do enviado especial da OIF para a Região dos Grandes Lagos foi adiada para uma data ulterior a pedido das autoridades de Bujumbura.

« Devemos todos mobilizar-nos para traduzir em atos concretos os termos desta resolução para permitirmos a melhoria da situação de segurança e dos direitos humanos no Burundi, e a organização dum diálogo realmente inclusivo neste país », lê-se no comunicado.

Desde o anúncio, em abril de 2015, da candidatura do atual Presidente da República, Pierre Nkurunziza, a um terceiro mandato e a sua reeleição em julho de 2015, violências políticas graves eclodiram no Burundi fazendo pelo menos 400 mortos em Bujumbura e a fuga para o estrangeiro de mais de 200 mil Burundeses.

-0- PANA AK/JSG/MAR/DD 5abril2016

05 أبريل 2016 06:25:59




xhtml CSS