OIF saúda realização de fórum para reconciliação nacional na RCA

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Organização Internacional da Francofonia (OIF) saudou a realização, de 4 a 11 de maio corrente em Bangui, capital centroafricana, do Fórum de Reconciliação Nacional na República Centroafricana (RCA), soube-se de fonte oficial.

Num comunicado transmitido à PANA em Bruxelas, a secretária-geral da OIF, Michaelle Jean, saudou "o espírito de diálogo e de abnegação que prevaleceram durante todos trabalhos bem como a mobilização de todas as camadas da população, nomeadamente mulheres que contribuíram de forma significativa para o êxito da reunião".

Congratulou-se  com a adoção do "Pacto Republicano para a Paz, Reconciliação Nacional e Reconstrução" do país, bem como a assinatura dum acordo sobre os princípios de Desarmamento, Desmobilização, Reintegração e Repatriamento entre o Governo e grupos armados.

Um enviado especial da OIF participou nos trabalhos do Fórum Centroafricano.

Uma conferência internacional sobre a RCA vai realizar-se terça-feira próxima em Bruxelas na qual participará a Presidente de Transição centroafricana, Cathérine Samba-Panza.

-0- PANA AK/IS/FK/DD 14maio2015

14 Maio 2015 19:52:02




xhtml CSS