OIF recomenda respeito pelo calendário eleitoral na RCA

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- A Organização Internacional da Francofonia (OIF) apelou sábado em Ouagadougou as autoridades da República Centro-Africana (RCA) para velarem pelo respeito pelo calendário previsto para as eleições presidenciais e legislativas que devem marcar o desfecho do processo de transição nesse país.
Numa declaração adoptada no termo dos trabalhos da sua X cimeira realizada de 26 a 27 de Novembro na capital buirkinabe, a OIF apela igualmente os dirigentes centro-africanos para trabalharem no bom desenrolar destas eleições previstas para Janeiro e Fevereiro de 2005.
"Encorajamos o Secretário-Geral (da OIF, Abdiou Diouf) a acompanhar o processo eleitoral em curso e dar a assitência necessária ao lado da dos parceiros da comunidade internacional que contribuiram no sucesso deste empreendimento", lê-se na declaração.
O bom desenrolar da transição democrática em curso na RCA depende também, estima-se, dum regresso à ordem constitucional, condição essencial para qualquer progresso duradouro de redução da pobreza nesse país.
O actual Presidente centro-africano, o general François Bozizé, tomou o poder a 15 de Março de 2003, na sequência dum golpe de Estado que derrubou o então chefe de Estado, Ange-Félix Patassé.
Eleito em 1993 e reeleito em 1999, o Presidente deposto Patassé exilado no Togo desde então, é objecto dum mandado de captura internacional por "crimes de guerra" principalmente.

28 Novembro 2004 14:08:00




xhtml CSS