OIF publica dicionário para promover línguas do Congo, da RDC e da RCA

Brazzaville, Congo (PANA) - A Organização Internacional da Francofonia (OIF) publicou um dicionário trilingue (francês-lingala-sango) para desenvolver a aprendizagem das línguas nacionais do Congo, da República Democrática do Congo (RDC) e da República Centroafricana (RCA), soube a PANA esta quinta-feira de fonte oficial.

Segundo a fonte, vários especialistas de Bordéus (França),  de Brazzaville (Congo), de Kinshasa (RDC) e de Bangui (RCA) participaram na elaboração deste dicionário durante oito anos.

O dicionário comporta 15 mil palavras, propõe elementos gramaticais e de conjugação e inscreve-se no programa "Elan-Afrique", que visa promover as línguas nacionais na África Subsariana.

Dois outros dicionários deverão ser concebidos no fim do ano (francês-mandé-fula e francês-swahili-haussa), indicou a  fonte.

Segundo os coordenadores deste projeto, os Estados africanos que desejam integrar as línguas nacionais, como o sango ou o lingala, no processo educativo são cada vez mais numerosos, portanto a ideia é desenvolver uma "pedagogia convergente".

Foi igualmente constatado que os alunos africanos têm dificuldades com o francês, língua com a qual é ministrado o ensino, mas nem sempre é a que eles falam em casa, o que pode criar bloqueios.

Para os coordenadores do projeto, as línguas nacionais devem coexistir com o francês, sem, no entanto, substituí-lo.

-0- PANA MB/JSG/IBA/FK/TON  27fev2014

27 Fevereiro 2014 19:42:03


xhtml CSS