OIF e França assinam acordo sobre Casa da Francofonia em Paris

Quebeque- Canadá (PANA) -- O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, e o secretário de Estado francês para a Cooperação e Francofonia, Alain Joyandet, assinaram sábado em Quebeque, no Canadá, um acordo que abre a via para a ocupação da "Casa da Francofonia" em Paris, em 2010.
"(.
.
.
) Graças à boa vontade do Presidente da República francesa, Nicolas Sarkozy, a Francofonia disporá, a partir de 2010, dum local de implantação à medida das aspirações que vocês nutrem por ela", afirmou Diouf, no segundo dia da 12ª Cimeira da OIF.
A Casa da Francofonia, situada no centro de Paris, virá concluir as mudanças institucionais e funcionais já realizadas, estimou o ex- chefe de Estado senegalês que assinou o acordo de transferência na presença do Presidente Sarkozy e do seu primeiro-ministro, François Fillon.
"A Casa permitirá igualmente aumentar a visibilidade do nosso movimento e contribuirá, com certeza, para o seu desenvolvimento", disse o secretário-geral da Francofonia.
Prometida pelo ex-Presidente francês, Jacques Chirac, em 2002, a Casa da Francofonia deve comportar, num edifício de oito mil metros quadrados, todos os serviços da OIF actualmente espalhados por três zonas na capital francesa.
O projecto de reunir a OIF e os seus principais operadores foi finalmente abandonado.
O edifício, restruturado e equipado pelo Governo francês será colocado à disposição da Francofonia para um período de 50 anos renováveis por acordo implícito.

19 Outubro 2008 10:46:00




xhtml CSS