OIF e Banco Mundial assinam acordo de cooperação

Bucareste- Roménia (PANA) -- A Organização Internacional da Francofonia (OIF) e o Banco Mundial (BM) assinaram quarta-feira em Bucareste, na Roménia, um protocolo de acordo sobre a educação no espaço francófono, à margem da XI cimeira dos chefes de Estado e de Governo da instituição francófona.
A assinatura deste protocolo de acordo entre as duas instituições internacionais é vista como um momento importante nas relações entre o BM e a OIF visto que o tema desta XI cimeira da Francofonia é consagrado à educação e à utilização das tecnologias da informação e da comunicação.
"Isto não podia chegar num melhor momento", disse o administrador da OIF, Clément Duhaime, recordando que o secretário-geral da Francofonia, Abdou Diouf, desejou que uma parceria seja desenvolvida com as outras instituições internacionais para mobilizar mais financiamento para a educação, particularmente na África Subsariana.
"Nas próximas semanas vamos, com a parceria da Agência Universitária da Francofonia (AUF) desenvolver um novo instrumento de formação à distância para os professores e particularmente para os instructores de África", sublinhou Duhaime.
Afirmou já não ser tempo para seminários, reuniões ou colóquios, acrescentando que se trata agora de "passar para uma fase concreta para que as pessoas estejam no terreno e operem verdadeiras mudanças".
O administrador da OIF evocou o projecto sobre o desenvolvimento da Gestão do Sistema Educativo, que é objecto de parceira com a Conferência dos Ministros da Educação dos Países que têm em comum o francês (CONFEMEN), sediada em Dakar (Senegal).

27 Setembro 2006 15:35:00




xhtml CSS