OIF discute reforma em Novembro em Madagáscar

Paris- França (PANA) -- Um encontro ministerial da Organização Internacional da Francofonia (OIF) terá lugar de 22 a 23 de Novembro próximo em Antananarivo, em Madagáscar, para discutir um projecto de reforma da referida instituição, soube a PANA segunda-feira em Paris de fonte fidedigna.
O projecto preparado pelo secretário-geral da OIF, o senegalês Abdou Diouf, recebeu a anuência dos representantes dos 53 chefes de Estado e de governo da organização, segundo a mesma fonte.
Reunidos a 12 de Outubro em Paris no quadro do Conselho Permanente da Francofonia (CPF), estes representantes fizeram recomendações para enriquecer o projecto.
Esta reforma deverá permitir "uma maior harmonia" entre a OIF e a Agência Intergovernamental da Francofonia (AIF), assegurar uma melhor eficácia e melhor complementariedade ente os três operadores da Francofonia, indica-se.
A última cimeira da Francofonia, decorrida em Novembro de 2004 no Burkina Faso, deu mandato ao secretário-geral da OIF para proceder a uma mudança profunda da organização.

17 Outubro 2005 18:38:00




xhtml CSS