OIF condena ataque contra residência de Presidente guineense

Paris, França (PANA) – O secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, condenou firmemente esta quarta-feira o ataque perpetrado, na madrugada de terça-feira, em Conakry contra a residência do Presidente guineense, Alpha Condé.

Num comunicado divulgado em Paris, Abdou Diouf, ex-Presidente do Senegal, considerou inaceitável que este ataque seja perpetrado apenas sete meses após as eleições presidenciais « livres, transparentes e democráticas » que instalaram o antigo opositor histórico da Guiné no poder.

Abdou Diouf pediu a todos os Guineenses para se mobilizar em torno dum diálogo sereno e apaziguado e ao Governo para envidar todos os esforços necessários para a realização rápida de eleições legislativas, livres, fiáveis e democráticas a fim de consolidar a democracia e reforçar o Estado de Direito.

Vários oficiais, dos quais o antigo chefe do Estado-Maior do Exército guineense, o general Nouhou Thiam, foram detidos após o ataque contra a residência do Presidente Alpha Condé.

A União Africana (UA), França e os Estados Unidos, entre outros, condenaram com firmeza este ataque e desejaram que a Guiné prossiga a sua experiência democrática após cerca de 50 anos de ditadura.

-0- PANA SEI/JSG/FK/TON 20julho2011

20 Julho 2011 13:46:25




xhtml CSS